FUP reune estudantes para debater o Pré-Sal

Petróleo é discutido entre a FUP e estudantes no estande da CTB.

Para a FUP, o terceiro dia de Fórum Social Mundial foi marcado pela forte presença dos estudantes, militantes e demais participantes no debate que ocorreu na Tenda da Paz, onde a FUP junto à UNE, UBES, MST, AEPET e da presidente da Comissão de Educação e Deputada Federal do PT/RS, Maria do Rosário expuseram a posição dos trabalhadores e dos estudantes em relação a destinação social das riquezas do pré-sal para a educação.

Durante a oficina, o coordenador da FUP, João Antonio de Moraes iniciou a palestra fazendo um breve balanço histórico da batalha de todos os estudantes e militantes que fizeram parte da campanha “O Petróleo é nosso”, na década de 50, o que culminou na criação da Petrobrás.
Moraes também falou sobre as principais lutas da categoria petroleira em defesa do petróleo e da Petrobrás, desde a sua criação, citou o Projeto de Lei redigido pela FUP e movimentos sociais para a nova lei do petróleo, que tramita no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, reafirmou que o atual modelo de concessões é totalmente prejudicial à soberania do país e conclamou a unidade de todos os movimentos e entidades na campanha “O petróleo tem que ser nosso” para que a discussão sobre este tema não se limite aos especialistas e tome proporções tão grandes quanto à maior descoberta de petróleo dos últimos trinta anos.
Os outros palestrantes também foram unânimes ao afirmarem que precisamos de uma nova legislação  para o setor petróleo e que 50% do lucro do pré-sal devem ser destinados à melhoria da educação e do ensino público no Brasil.

Público superou as expectativas.

Anúncios

1 Response to “FUP reune estudantes para debater o Pré-Sal”


  1. 1 Lucas K. de Oliveira fevereiro 1, 2010 às 12:04 am

    Gostaria de parabenizar a FUP pela iniciativa de organizar esses espaços para discussões e debates sobre o tema do pré-sal, que ocorreram no Fórum Social em Porto Alegre, na semana passada. Aproveito para agradecer, ainda, aos editores do Blog Juventude Petroleira pela divulgação destes debates tão relevantes para o futuro do país.
    Abraço,
    Lucas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





 

Este é um espaço reservado para denúncias de práticas antissindicais, assédios e ataques a direitos.

JP no Twitter

Estatísticas

  • 148,957 hits

%d blogueiros gostam disto: