Petrobras movimenta 10% do PIB

Manifestação em frente ao EDISE

Segundo o Jornal o Estado de São Paulo, a Petrobrás apresentou um crescimento vertiginoso no mercado brasileiro nos últimos anos. Este e outros dados podem ser vistos na matéria entitulada “ Petrobras se expande e já movimenta 10% do PIB”, que circulou no caderno de economia de domingo(31/1) .

“Com aquisições e investimentos maciços, a Petrobras aumentou seu peso na economia do País, com ramificações em várias áreas”, lembrou o Estadão.

A matéria também destaca que o valor do que a companhia produz bem como o impacto de seus investimentos e gastos na economia já representam 10% do Produto Interno Bruto (PIB), quase o dobro de 2002.  O valor de mercado cresceu 10 vezes, de US$ 18 bi em 2002 para US$ 200 bi em 2009.  Segundo o jornal, analistas estimam que  as descobertas das megarreservas do pré-sal e também os novos investimentos podem ampliar a participação no PIB para 20%.

Nada disso é novidade para os trabalhadores que lutam diariamente para tornar a empresa uma gigante do setor Petróleo. O que causa indignação, é que mesmo com resultados tão fantásticos, nós os trabalhadores ainda somos expostos à condições inseguras de trabalho. Condições estas que causam várias mortes, especialmente dos companheiros terceirizados.

Mesmo tendo uma participação tão expressiva no PIB, a Petrobrás tem intensificado o processo de terceirização pelo “melhor preço” (leia menor preço).

Nossos acordos coletivos são fechados após vários meses de negociação e mobilização nas bases. Sabemos que falta de dinheiro não é. Falta é vontade política.

Este é apenas mais um capítulo da eterna disputa entre o capital e o trabalho, dos bilhões de lucro contra o suor da labuta.

Anúncios

0 Responses to “Petrobras movimenta 10% do PIB”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





 

Este é um espaço reservado para denúncias de práticas antissindicais, assédios e ataques a direitos.

JP no Twitter

Estatísticas

  • 151,538 hits

%d blogueiros gostam disto: