PLENAFUP – Dilma reafirma compromisso com petroleiros

Petroleiros se emocionam com presença de Dilma em plenária da FUP

A ex-ministra e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, foi ovacionada nesta sexta-feira (4), durante sua passagem na 2º Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Num discurso que emocionou a categoria, Dilma acusou o governo Fernando Henrique Cardoso de tentar sucatear e privatizar a Petrobras.

Dilma pegou o gancho da fala do presidente do PT, José Eduardo Dutra, que afirmou que o governo do PSDB e do ex-PFL (agora DEM) tentou privatizar a estatal petrolífera. Segundo Dutra, “essa era a estratégia ‘comer pelas beiradinhas’, que nem mingau”.
“Comer pelas beiras era desvalorizar os trabalhadores. Eles pararam de investir em refinarias, em petroquímica”, disse Dilma, que acusou o governo FHC de “subserviência” aos grandes investidores estrangeiros. “O Brasil foi mais respeitado por isso? Não. Foi respeitado quando pagou a dívida externa e dispensou o Fundo Monetário Internacional.”
Para uma plateia de 240 petroleiros, Dilma ressaltou a enorme luta dos petroleiros em defesa da Petrobras e da soberania nacional. “Não temos que ter vergonha de ser nacionalista”, declarou, criticando a tentativa da gestão FHC de mudar o nome da Petrobras para Petrobax, com o objetivo de tornar a empresa “aceitável pelos grandes investidores”.
“Seria mesma coisa de trocar o ‘s’ do Brasil por ‘z’. Tem uma subserviência por trás disso — era como se tratava empresa no exterior”, atacou, Dilma, que trataou o governo Lula como modelo de autonomia. “Nós não ficamos de joelho. Pagamos a dívida externa e despachamos o FMI. Mantivemos a cara verde e amarela da empresa.”


Vestida com colete da FUP, a ex-ministra também relembrou a greve dos petroleiros de 1995. “Aqueles, que resistiram em vários momentos, hoje acreditam que este país pode superar desafios ao construir a maior empresa de petróleo do mundo. Benditos aqueles que resistiram, lutaram e hoje descobriram o pré-sal. Vão proporcionar um futuro muito mais feliz para todos nós.”

A pré-candidata recebeu da categoria o Projeto de Lei da FUP e dos movimentos sociais, em tramitação no Senado Federal. O projeto tem o objetivo de regulamentar o setor e destinar das riquezas do pré-sal para a sociedade brasileira. Para Dilma, o óleo da camada do pré-sal é uma “riqueza mineral que será transformada em riqueza social e humana.”
As mulheres integrantes do quadro de funcionárias da FUP, da Petrobras e da organização do evento surpreenderam Dilma com um jingle de apoio a ela. A ex-ministra brincou, ainda, com os petroleiros, ao dizer que eles são “a pátria de capacete e macacão”.

1 Response to “PLENAFUP – Dilma reafirma compromisso com petroleiros”



  1. 1 Manual das Encalhadas Trackback em junho 19, 2010 às 5:20 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





 

Este é um espaço reservado para denúncias de práticas antissindicais, assédios e ataques a direitos.

JP no Twitter

Estatísticas

  • 142,711 hits

%d blogueiros gostam disto: