Campanha salarial começa nesta terça, com mobilizações!

Na próxima semana, a FUP e seus sindicatos iniciam a campanha salarial dos trabalhadores do Sistema Petrobrás. A primeira rodada de negociação com a empresa será na terça-feira, 27, quando a Federação apresentará as reivindicações da categoria. A FUP também tornará a cobrar uma resposta da Petrobrás em relação às pendências do atual Acordo Coletivo, principalmente a retenção de verbas das prestadoras de serviço para cobertura dos direitos trabalhistas e salários dos terceirizados durante a rescisão dos contratos. Outro ponto que será cobrado pela Federação é a revisão das tabelas de reembolso do Programa Jovem Universitário que, além de desatualizadas, estão aquém dos valores praticados no mercado.

Mobilizações

A FUP orientou os sindicatos a realizarem mobilizações na terça-feira, com atos nas unidades e atrasos na entrada do expediente e trocas de turnos. Além de aquecer a categoria para a campanha que se inicia, as mobilizações serão fundamentais para fortalecer a pauta dos trabalhadores nesta primeira rodada de negociação.

Pauta econômica

A campanha reivindicatória deste ano tratará apenas das cláusulas econômicas, através de um Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho. As cláusulas sociais (benefícios, regimes, jornadas, condições de trabalho, SMS, relações sindicais, etc) só serão negociadas com a Petrobrás no próximo ano, pois têm validade até agosto de 2011. Os trabalhadores reivindicam reposição do ICV-Dieese, 10% de ganho real, extensão do adicional de áreas remotas para todas as unidades da empresa, melhorias no Programa Jovem Universitário, entre outras questões econômicas.

Basta de calotes

Um ponto fundamental para a categoria que continuará tendo repercussões na campanha salarial é o compromisso assumido pela Petrobrás de criar um mecanismo de retenção de verbas das terceirizadas para garantir os direitos dos trabalhadores que frequentemente são vítimas de calotes durante a rescisão dos contratos. Apesar da relevância desta conquista, arrancada pela FUP na campanha passada, a Petrobrás até hoje não cumpriu o que foi acordado com a categoria.  A Federação deixou claro para a empresa que esta questão continuará sendo relevante na campanha salarial.

0 Responses to “Campanha salarial começa nesta terça, com mobilizações!”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





 

Este é um espaço reservado para denúncias de práticas antissindicais, assédios e ataques a direitos.

JP no Twitter

Estatísticas

  • 142,711 hits

%d blogueiros gostam disto: