Internautas usam twitter pra ridicularizar manchete da Folha de São Paulo – bye bye, monopólio da comunicação!

Do 11 de setembro ao caso Odete Roitman, da novela “Vale Tudo”, usuários da rede de microblogs dizem que jornal vê candidata Dilma Rousseff como culpada de tudo.

São Paulo – Internautas reagiram no Twitter à manchete deste domingo (5) do jornal Folha de S.Paulo. O “Dilma Facts by Folha” apresenta “sugestões” de novas abordagens ao veículo, atribuindo todo tipo de mazela à candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT). Da derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998 à Guerra do Iraque, passando por tramas de novela, os simpatizantes da candidata governista levaram o tema a um dos mais citados da tarde deste domingo (5).

A brincadeira alcançou a terceira posição entre os temas mais comentados na rede, segundo o ranking Trending Topics Brazil. Trata-se de uma variação de uma piada clássica na internet, os “Chuck Noris Facts”. O ator norte-americano é apontado como autor de façanhas de todos os portes, do Big Bang, no começo do Universo, à bomba de Hiroshima. A história chegou ao ponto de haver sites inteiros dedicados às piadas, com direito a lista das 50 melhores.

A reportagem de capa da Folha de S.Paulo deste domingo atribui a Dilma um erro na cobrança da tarifa social de energia elétrica quando era ministra das Minas e Energia. O desconto para pessoas de baixa renda foi aplicado de acordo com faixas de consumo, o que beneficiou domicílios que não eram de famílias pobres. Segundo a reportagem, o Tribunal de Contas da União (TCU) calcula em R$ 2 bilhões os prejuízos, sendo que metade teria ocorrido durante a passagem da candidata pelo ministério.

A tarifa social foi criada em 2002, ainda durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. As mudanças solicitadas pelo TCU ocorreram em 2007, dois anos depois da saída de Dilma da pasta. A lei que regula a tarifa social foi alterada em 2010. O fundo Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), mantido com recursos recolhidos nas contas de luz, é usado para subsidiar o benefício. A campanha afirma que as medidas foram tomadas desde o primeiro aviso.

Além da tarifa social, os recursos da CDE são usados para custear o Luz para Todos – programa federal voltado a expansão da distribuição para ampliar o acesso à eletricidade – além de iniciativas ligadas à oferta de gás natural encanado e de fontes alternativas.

#Dilmafactsbyfolha

Com a expressão (hashtag) “#DilmafactsbyFolha” os usuários da rede de microblogs apresentaram notícias fictícias atribuídas à candidata governista.

O linguista e blogueiro Idelber Avelar mostrou-se um dos mais aplicados. “Dilma disse a Bush: ‘em seis meses você resolve esse negócio no Iraque'”, escreveu. Diversos internautas, lembraram de personagens como Odete Roitman, cuja morte era central na novela “Vale Tudo”, produzida pela TV Globo entre 1988 e 1989.

Outras menções associavam a candidata ao futebol. A final da Copa de 1998, quando a seleção brasileira perdeu para a França foram incluídas. “Dilma provocou convulsões em Ronaldo na final de 1998”, atirou Tiago Rattes. Outros propuseram manchetes relacionando a petista ao goleiro Barbosa, titular na última partida da Copa de 1950, no Brasil, quando a seleção perdeu o Mundial para o Uruguai em pleno Maracanã.

Há ainda as participações que mencionam o universo da política. “Em 2000, Dilma aconselhou o FHC: não precisa investir em energia.O risco de racionamento é zero”, sugeriu João Sergio. A alusão é À necessidade de racionamento de energia elétrica em 2001, episódio que ficou conhecido pela ameaça de apagão. Deputados do PT e outras personalidades aderiram à brincadeira.

 Fonte: Rede Brasil Atual

0 Responses to “Internautas usam twitter pra ridicularizar manchete da Folha de São Paulo – bye bye, monopólio da comunicação!”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





 

Este é um espaço reservado para denúncias de práticas antissindicais, assédios e ataques a direitos.

JP no Twitter

Estatísticas

  • 142,561 hits

%d blogueiros gostam disto: