O “Miriam Leitão” do petróleo

Por Brizola Neto

Publiquei, há pouco, no blog Projeto Nacional um texto sobre o farto besteirol que o sr. Adriano Pires – uma espécie de Miriam Leitão da área de energia – que é figurinha repetida na Globo e na grande mídia.

Este ex-”capa preta” da ANP – no tempo em que a ANP leiloava as melhores áreas de nosso petróleo com lances mínimos que não davam para comprar um quarto-e-sala no Leblon – publica hoje dois artigos de “análise” do setor energético.

Os dois, claro, criticando o Governo e defendendo as mesmas posições das multinacionais, do petróleo e da eletricidade.

É, como já disse dele o blog do Augusto Fonseca, na época da campanha do Serra, quando o professor Pires chegava a negar que o Brasil tivesse crescido sob Lula – puro besteirol.

Diz que a falta de leilões novos – como eles têm pressa em leilões, não é? – está comprometendo as novas descobertas de petróleo. Curioso é que, enquanto ele mandava os artigos, o Upstream, um dos mais respeitados sites sobre petróleo no mundo, dizia que o Brasil liderava, com folga, as novas descobertas em 2011.

Depois, ele critica o preço das tarifas de energia – não por serem altíssimos, claro, mas porque o Governo baixou e está baixando regras para reduzir seu preço.

Entre outras sandices, diz que não adianta o BNDES estar investindo pesado em geração eólica – limpíssima – no Nordeste, porque não há linhas para “exportar” essa energia para “os centros de carga do Sudeste”.

É muita cara-de-pau de um homem que se diz especialista em energia dizer isso, porque o Nordeste é importador e não exportador de energia elétrica. Está fresquinho, publicado em dezembro, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, que mostra que a região produz 12% da eletricidade do país e consome 17%. E subindo, viu, porque em 2010 ela se tornou o segundo maior consumidor, ultrapassando a região Sul.

O “especialista” vende gato por lebre na mídia, mas o rabo do gato ficou de fora…

0 Responses to “O “Miriam Leitão” do petróleo”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





 

Este é um espaço reservado para denúncias de práticas antissindicais, assédios e ataques a direitos.

JP no Twitter

Estatísticas

  • 142,561 hits

%d blogueiros gostam disto: