Ato político marca inicio do III Encontro Nacional de Blogueiros, em Salvador

O III Encontro Nacional de Blogueiros começou nesta sexta-feira (25), em Salvador (BA), com um grande ato político em defesa da blogosfera e da liberdade de expressão. Diversos parlamentares, jornalistas, blogueiros e representantes de movimentos sociais falaram para mais de 200 pessoas no ato inaugural do evento.

Para o presidente do Barão de Itararé – uma das entidades que organizam o III BlogProg -, a blogosfera é um movimento amplo e plural, “que constrói a unidade na diversidade”. Ele justificou a escolha do tema do evento: “O mote do segundo Encontro foi a necessidade de democratizarmos a comunicação. Dessa vez, além de manter a luta pelo marco regulatório e pela liberdade de expressão, temos uma nova motivação. A blogosfera passou a incomodar”.

Segundo Borges, a grande mídia tem atacado diariamente os blogueiros, numa tentativa de estigmatizar e marginalizar a chamada mídia alternativa. “Além disso, há um crescente processo de judicialização da censura. Vários blogueiros são processados, numa tentativa de asfixiar a blogosfera”. Como exemplo, ele cita os casos mais emblemáticos, como os de Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif. “Também estão ocorrendo ameaças e atos de violência, como o recente assassinato de um blogueiro no Maranhão”, diz.

Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), exaltou o papel que a blogosfera vem cumprindo no país. “É um momento muito significativo na produção de conhecimento e informação. Temos que valorizar o trabalho dos blogueiros”, afirma. Ele avalia que estamos diante da “batalha pela superação do subdesenvolvimento brasileiro” e acrescenta que a ausência de regulação na comunicação é uma grave falha do sistema democrático do país.

Representando o campo da Comunicação Pública, o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, também participou da cerimônia. “A blogosfera atua como uma imprensa vigilante. Além de trazer novas informações e pontos de vista, ela também vigia os erros e a partidarização, às vezes excessiva, da grande imprensa”, opina.

Breve ainda celebrou a pluralidade do BlogProg: “Não há democracia que sobreviva sem que todos os segmentos da sociedade tenham o direito à informação e à expressão. Precisamos construir juntos a unidade na diversidade e a unidade da diversidade. A EBC está tentando construir isso na Comunicação Pública do país.”

Parlamentares e Lula

“Por vontade própria”, segundo Altamiro Borges e Tatiane Pires (blogueira do Rio Grande do Sul), o ex-presidente Lula enviou uma belíssima mensagem em vídeo. “O trabalho de vocês é muito importante. A Internet é um meio fundamental para garantir a liberdade de expressão, a diversidade de opinião e a construção da cidadania e participação na vida política do país”, afirmou.

Lula também fez coro à democratização da comunicação, defendendo, em sua mensagem, a construção do marco regulatório do setor. “A comunicação não pode estar concentrada na mão de tão poucas pessoas e em tão poucos lugares. Temos que ouvir as diversas opiniões do norte, do nordeste, da mulher, do negro, de todos os grupos. Vamos lutar juntos por um país mais justo e democrático também na área da comunicação”, acrescentou.

Antonio do Carmo, representante da Secretaria de Comunicação Social da Bahia, deu boas-vindas aos blogueiros. O estado que sedia o evento é o primeiro no país a ter um Conselho de Comunicação. “Apoiar o Encontro foi a expressão maior de todas as mudanças que vem ocorrendo na Bahia que, de cinco anos pra cá, vem respirando ventos democráticos”, diz.

No telão, o governador baiano Jaques Wagner – ausente por motivos de agenda -, enviou sua saudação. Ele afirmou que “as empresas de comunicação são um negócio, mas a informação de qualidade deve estar acima de interesses privados”. Encerrando a participação dos parlamentares, também estiveram presentes o deputado João Arruda (PMDB), Renato Simões (PT) e Alice Portugal (PCdoB).

Blogosfera e movimentos sociais

Paulo Salvador, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e Emanoel Souza, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), falaram sobre a importância de levar as lutas dos ativistas digitais, principalmente a democratização da mídia, para os movimentos sociais. “Temos um empenho, enquanto Central, em tratar a Comunicação como um ponto estratégico”, afirma Salvador. Segundo ele, a efervescência desse debate em torno da mídia é irreversível. “Temos que lutar tanto pelo marco regulatório, quanto continuar fazendo a nossa própria mídia, no cotidiano”, avalia.

Por sua vez, Emanoel Souza ressaltou que o movimento social não é apenas “amigo da blogosfera”, mas “quer participar dela”. Sobre o processo de construção do Conselho de Comunicação da Bahia, Souza afirmou que a luta pela democratização da mídia tinha vários vieses no estado. “A união do movimento social, dos grupos minoritários e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) foi o que nos permitiu dialogar e construir um movimento forte”, diz.

Encerramento do ato

Encerrando o ato, o jornalista Paulo Henrique Amorim, autor do blog Conversa Afiada, pediu a palavra e reafirmou o grande problema da perseguição aos blogueiros. Depois, conclamou os presentes a um deslocamento em massa à estátua de Castro Alves, localizada no centro de Salvador. “Fui contido pelo bom senso dos meus companheiros”, brincou. Ele ainda declamou trechos do poema “Livro e a América”, composto por Castro Alves.

Fonte: Barão de Itararé

0 Responses to “Ato político marca inicio do III Encontro Nacional de Blogueiros, em Salvador”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





 

Este é um espaço reservado para denúncias de práticas antissindicais, assédios e ataques a direitos.

JP no Twitter

Estatísticas

  • 140,306 hits

%d blogueiros gostam disto: