Mais um petroleiro morre contaminado por benzeno

Enquanto as gerências da Petrobrás alegam que não há contaminação por benzeno nas unidades da empresa e tentam, a todo custo, impor limites de tolerância à substância, mais um trabalhador perde a vida após lutar durante meses contra a leucemia mielóide aguda. Estamos falando do companheiro Enivaldo Santos Souza, conheci- do como Shalom, que era Técnico de Operação da Rlam, e faleceu na tarde de quinta-feira, 18, no Hospital Sírio Libanez, em São Paulo, onde che- gou a se submeter a um transplante de medula. Infelizmente, ele não conseguiu debelar a leucemia aguda que adquiriu após anos de exposição ao benzeno em uma das unidades mais contaminadas da Rlam, a U-30, que chegou, inclusive a ser duas vezes interditada pelos órgãos fiscalizadores.

A FUP lamenta a perda de mais uma vida em função da irresponsabilidades de gestores que só se preocupam com cifrões e resultados. O corpo de Enivaldo foi transferido para Salvador, onde foi velado e sepultado nesta sexta-feira, 19. Pela manhã, o Sindipetro-BA realizou uma grande manifestação em frente à Rlam, responsabilizando a Petrobrás pela perda do companheiro. Que sua história, assim como a do companheiro Roberto Krappa, da RPBC, que também foi vítima do benzeno, fortaleça a luta dos petroleiros por condições seguras de trabalho. Por Enivaldo, Krappa e tantos outros trabalhadores vítimas do benzeno, se- guimos em frente para impedir que gestores irres- ponsáveis tentem relativizar e minimizar os efeitos nocivos e fatais desse agente químico.

Torna-se cada vez mais urgente que a categoria se conscientize sobre os riscos da exposição ao

benzeno e se organize para cobrar da Petrobrás o cumprimento do Acordo Nacional, que a empresa insiste em alterar, alegando que existe tolerância à substância, mesmo quando a legislação diz o contrário. Portanto, não há tempo a perder. Diante de qualquer alteração em seus exames de sangue procure o GTB e denuncie ao seu sindicato.

Benzeno não é flor que se cheire!

0 Responses to “Mais um petroleiro morre contaminado por benzeno”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





 

Este é um espaço reservado para denúncias de práticas antissindicais, assédios e ataques a direitos.

JP no Twitter

Estatísticas

  • 140,306 hits

%d blogueiros gostam disto: