Encontro reunirà jovens realizadores de audiovisual da Amèrica Latina e Caribe

Jovens da América Latina e do Caribe ligados ao cinema se encontrarão, na próxima semana, em Sobral, cidade do Ceará, no Nordeste brasileiro, para o I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 23 e 26 deste mês no Teatro São João.

Bárbara Cariry, diretora-geral do encontro, explica que a ideia surgiu a partir da necessidade de eventos na área audiovisual que divulgassem os trabalhos produzidos pelas juventudes latino-americanas e caribenhas. De acordo com ela, o objetivo é justamente “debater novas possibilidades de difusão e intercâmbio” das produções realizadas por jovens da região. “[Vamos discutir] como fazer esse cinema [feito por jovens] ser visto e como os países podem trabalhar juntos”, acrescenta.

Durante quatro dias, o encontro contemplará mostras de filmes, mesas de debates, oficinas e palestras, além de apresentações culturais, momentos que proporcionarão a troca de experiência entre os/as participantes e convidados/as. A programação será gratuita e aberta ao público.

Segundo Bárbara, o encontro enviou convite para diversas associações, instituições e universidades da América Latina e do Caribe, as quais indicaram jovens realizadores que trabalham com audiovisual. A diretora-geral da mostra destaca que todos os estados brasileiros estarão representados no evento, além de países como Argentina, Costa Rica, Cuba, Equador, República Dominicana e Venezuela. “Será uma riqueza, com pessoas de várias idades, de diferentes segmentos”, acredita.

O encontro ocorrerá em Sobral, cidade a 235 km da capital do Ceará, estado nordestino. De acordo com Bárbara, a ideia é que o evento seja itinerante e, nesta primeira edição, a intenção era que acontecesse no Nordeste do Brasil. A produção crescente na área audiovisual e o interesse na população levaram à escolha de Sobral como município para sediar o evento, o que, para Bárbara, também contribui para a descentralização de atividades como essa, já que o evento não ocorrerá em uma capital.

Programação

Os quatro dias do I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe serão dedicados a discussões, trocas de experiências e reflexões sobre as possibilidades de difusão e intercâmbio de produções realizadas por jovens latino-americanos e caribenhos.

A programação do encontro inclui quatro mostras: Nossas Américas, de longas-metragens; Santiago Alvarez, dedicada às produções do cineasta cubano; Grande Caribe, com filmes caribenhos; e Curta Ceará, com curtas-metragens produzidos por cearenses.

Segundo Bárbara Cariry, diretora-geral do encontro, a população de Sobral e de cidades vizinhas poderão participar das oficinas de Roteiro Audiovisual e de Direção de Arte durante o evento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Escola de Música de Sobral (Avenida Dom José, 1126 – Centro).

Entre os debates, destacam-se mesas como: “Panorama do Cinema Caribenho e do seu desenvolvimento como uma das manifestações do Novo Cinema Latino-Americano”, “O Cinema dos Povos Originários”, “Cinema: Ensino e Prática”, “Um Cinema Sem Fronteiras”, “Cinema entre Fronteiras”, “Distribuição e Difusão – Cinema e Transmídia” e “Novos desafios para a gestão governamental”. A expectativa é que o evento também produza um documento final, denominado “Carta de Sobral”, o qual, de acordo com Bárbara, reunirá as principais demandas dos/as jovens do setor audiovisual para os países participantes.

Mais informações em:

http://nossasamericasnossoscinemas.blogspot.com.bre https://www.facebook.com/NossasAmericasNossosCinemas

Fonte: Adital

0 Respostas to “Encontro reunirà jovens realizadores de audiovisual da Amèrica Latina e Caribe”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário





 

Este é um espaço reservado para denúncias de práticas antissindicais, assédios e ataques a direitos.

Estatísticas

  • 164.736 hits